Ao ter diploma de um curso superior alguns cursos possuem duas variantes: bacharelado ou licenciatura. Os dois possuem em média a mesma duração e alguns permitem ter os dois tipos de certificação, mas são diferenças. Entenda a diferença para escolher melhor seu curso de graduação.
Entendendo o bacharelado
O bacharelado é o grau acadêmico básico de quem faz um curso superior de graduação. Todo profissional que deseja atuar na sua área de forma profissional e única é um bacharel.
No Brasil o pré-requisito para ser bacharel é que seu curso de graduação seja focado na capacitação profissional e não no ensino. Ele possui duração variável sendo alguns com três anos e outros com um pouco mais. Medicina e Direito, por exemplo, possui duração de 12 semestres (6 anos) enquanto Jornalismo apenas 8 semestres (4 anos).
Para se tornar bacharel em uma área é obrigatório ter diploma de nível superior. O título é antigo e provém desde os tempos de Brasil Colônia, quando os bacharéis em Direito eram considerados pessoas importantes na sociedade. Hoje é comum e o termo é pouco usado.
Entendendo a licenciatura
Licenciatura é o tipo de formação profissional em que se deseja ensinar em sala de aula. Seria a formação de profissional da área de educação para ensinar jovens e adultos do ensino de base.
Um curso com licenciatura trabalha disciplinas diferenciadas dentro de sua grade curricular. Pedagogia e psicologia são as mais necessárias para lidar com alunos em uma sala de aula. Também há muitas outras focadas apenas em lecionar, sem contar com o estágio obrigatório em sala de aula (seja ele remunerado ou não).
O mais importante a saber sobre licenciatura é que formado com este tipo de curso é possível ensinar apenas ao ensino de base, fundamental e médio. Para ser professor universitário é obrigatório ter ao menos especialização, sendo exigido na maior parte das universidades mestrado ou doutorado.
Bacharelado e licenciatura em um mesmo curso
No momento de entrar na faculdade é preciso decidir entre bacharelado ou licenciatura em alguns cursos. O que muda? Essencialmente o foco da carreira.
Um graduado em história, por exemplo, pode se tornar um pesquisador da área, um estudioso, mas não pode dar aulas. Existem várias formas de exercer a profissão sem ser em sala de aula. Já o formado pela ETEC 2022 pode atuar como professor e também pesquisar.
Algumas faculdades permitem ao estudante optar pelos dois em um mesmo curso sem a necessidade do vestibular mais uma vez. O aluno pode entrar no ensino superior e cursar uma graduação para se tornar bacharel e com mais dois anos, por exemplo, se formar em licenciatura.
Este tipo de estudo é permitido nas universidades federais brasileiras e algumas do exterior. Cumprindo a carga horária e estendendo os estudos um pouco mais o universitário terá o diploma com as duas modalidades. Neste caso, o estudante do Educa Mais Brasil Infantil poderá tanto pesquisar e desenvolver projetos como lecionar para o ensino de base.
Para ser professor universitário, como dissemos antes, é preciso ter especialização ou mestrado. Em algumas universidades apenas doutorado.